O NAM saúda Margarida Fonseca Santos

autora do argumento da peça A Filha RebeldeCarlos Fragateiro e José Manuel Castanheira, administradores do Teatro D. Maria II, na altura em que a peça de teatro esteve em cena, e que acabam de ser absolvidos (2011-07-22) no julgamento do processo que contra eles moveram sobrinhos de Silva Pais, último chefe da odiosa PIDE/DGS, por, na peça, ser apresentado como responsável, pela morte do General Humberto Delgado.

Foi enorme o regozijo dos que fizeram questão de assistir à leitura da sentença do juiz António Passos Leite que sublinhou que “a crítica pública deve ser um direito e não um risco”. Aliás, o procurador da República, Abel Matos Rosa, tinha, justamente, pedido a absolvição dos arguidos. A mesma alegria foi partilhada pelo NAM e por todos os democratas que acompanharam este processo e conhecem direta ou indiretamente o terrorismo da ditadura conduzido por aquela polícia política.

Fez-se justiça, e Margarida Fonseca Santos à saída do tribunal concluiu que o processo acabou por ter o seu lado positivo, que talvez “tenha sido bom” e que ”esta foi uma forma de falar aos mais novos de uma época em que não havia liberdade, de trazer a história do país para o teatro e mobilizar as pessoas”.

A Margarida Fonseca Santos, a Carlos Fragateiro e a José Manuel Castanheira o NAM envia uma saudação solidária felicitando-os pelo seu importante contributo para que Não Apaguem a Memória.