Plenário do Núcleo do Porto do Movimento, 24 de Novembro

Movimento Cívico “Não Apaguem a Memória!”
Reunião Alargada

Há cerca de um ano que, da convergência da acção de cidadãos e cidadãs motivados pelo aprofundamento da educação histórica e pela defesa da preservação da memória colectiva, se tem consolidado o movimento cívico “Não Apaguem a Memória!”. Este movimento cívico, plural e aberto, procura contrariar o esquecimento e o branqueamento da repressão que a ditadura salazarista fez abater sobre todos aqueles que lutaram pela liberdade e pela democracia em Portugal.

Com cinco meses de actividade, o Núcleo do Porto do movimento cívico “Não apaguem a memória!” vai realizar a 24 do corrente mês de Novembro uma reunião aberta a todos quantos se interessam pela preservação da memória dos combates pela liberdade e pela democracia em Portugal.

A sessão terá lugar no auditório do Sindicato de Professores do Norte, na Rua D. Manuel II, 51-C, 2º andar, com início às 21 horas.

Serão debatidas as questões práticas ligadas ao plano de actividades do núcleo do Porto deste movimento cívico, nomeadamente, as diligências visando a criação de um Museu da Resistência no edifício onde funcionou a delegação do Porto da PVDE/PIDE/DGS, actual Museu Militar, o roteiro dos locais de memória das lutas anti-fascistas e a recolha de testemunhos dos presos políticos do chamado “Estado Novo” através de projectos de História Oral.

Espera-se que da reunião resulte um debate amplamente participado e uma renovada dinâmica de cidadania.

Contamos com a sua presença
O núcleo do Porto do movimento cívico “Não Apaguem a Memória!”

Qualquer contacto pode ser efectuado para o endereço de correio do núcleo (moc.liamgnull@otropairomemsiam).