Pagamento de quotização anual do NAM

Caros sócios e amigos do NAM,
Os Estatutos do NAM prevêem o pagamento de uma quotização cujo valor anual foi fixado em 24 euros.Se desejar contribuir para suportar as despesas da Associação pode fazê-lo através de transferência bancária para o IBAN PT50 0035 0667 00006003830 67.
O comprovativo de pagamento pode ser enviado para moc.liamgnull@meugapaoan.

O Presidente da Direcção do NAM
Fernando Mariano Cardeira

Convocatória de Assembleia Geral Extraordinária para 14 de Janeiro de 2023

A pedido da presidente da Mesa da Assembleia Geral, Ana Benavente, junto envio a Convocatória de uma Assembleia Geral Extraordinária do NAM para o sábado, dia 14 de Janeiro de 2023, 15 horas, na Padaria do Povo, R. Luís Derouet 20A, Lisboa (em vez da sede do NAM, Rua Francisco Gentil, n.º 33, em Lisboa).

Saudações fraternas
O Presidente da Direcção do NAM
Fernando Mariano Cardeira

Actualizado em 10 de janeiro
Caros sócios e amigos do NAM,
Devido a impossibilidade de utilização do local previsto na convocatória enviada anteriormente, informo que, após acordo da Sr.ª Presidente da Assembleia Geral do NAM, Ana Benavente, o local da AG passa a ser o seguinte:
Padaria do Povo, R. Luís Derouet 20A, 1350-135 Lisboa
Saudações fraternas
Fernando Cardeira, Direcção do NAM

Casa Memorial Humberto Delgado em Boquilobo

Está prevista para breve a reabertura da Casa Memorial Humberto Delgado em Boquilobo. A Casa Memorial, que apresentava sinais de degradação visíveis nas fotos que publicamos, foi objecto de uma intervenção profunda pela Câmara Municipal de Torres Novas. A inauguração do agora designado CHUDE – Centro Humberto Delgado em Boquilobo (https://museu.cm-torresnovas.pt/index.php/nucleos-museologicos/chude) esteve prevista para o dia 5 de Outubro de 2022, mas foi adiada para data ainda não definida.

O Município de Torres Novas tenciona inaugurar o Centro Humberto Delgado (CHUDE), na aldeia do Boquilobo, Torres Novas. Após algumas décadas de funcionamento como Casa Memorial, a casa onde nasceu Humberto Delgado está a ser requalificada para dar lugar a um centro de estudos sobre o republicanismo e a oposição à ditadura portuguesa.

Recordamos aqui, com algumas fotos, a visita que o presidente da Direcção do NAM efectuou  em Outubro de 2020  à Casa Memorial Humberto Delgado em Boquilobo, terra natal de Delgado. Esta visita foi organizada por Teresa Perdigão, uma amiga do NAM nas Caldas da Rainha, em colaboração com Jorge Simões, funcionário da Câmara Municipal de Torres Novas. A visita foi guiada pelo escultor (e também amigo do NAM) José Aurélio, o homem que projectou a Casa Memorial de Boquilobo.

“Informadores da PIDE – uma tragédia portuguesa” de Irene Pimentel


Temos o prazer de divulgar o evento organizado pelo núcleo do NAM no Porto:

“Informadores da PIDE – uma tragédia portuguesa” de Irene Pimentel, dia 16/9, 18H00, na UNICEPE, no Porto

Cartaz do livro


“Por iniciativa do núcleo do Porto, vai ter lugar na próxima 6ª feira, dia 16/9, pelas 18 horas  na Unicepe – Cooperativa Livreira do Porto a apresentação do livro “Informadores da PIDE – uma tragédia portuguesa” com a presença da autora, a historiadora Irene Pimentel. 

Para este evento gostaríamos de poder contar com a V/presença e agradecemos desde já a divulgação desta sessão.

Saudações democráticas,
José Machado Castro”

Fernando Cardeira