Governo apoia esforços do movimento Não Apaguem a Memória! (Última hora do Público, Lusa, 2006/08/10 21:13h)

Movimento quer preservar legado da resistência à ditadura
10.08.2006 – 21h13 Lusa
(http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1266887)
Santos Silva recebeu esta tarde no Parlamento representantes do movimento

O Governo manifestou hoje o seu apoio aos esforços do movimento Não Apaguem a Memória!, criado para preservar o legado da resistência à ditadura.

“Vemos com todo o interesse estes movimentos provenientes da sociedade civil no sentido de perdurar a memória da ditadura e de resistência à ditadura, um dos pilares constitutivos da liberdade democrática em que vivemos”, afirmou o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, depois de receber uma delegação do movimento, na Assembleia da República.

Não Apaguem a Memória! nasceu de uma acção de esclarecimento promovida a 5 de Outubro de 2005 por um grupo de cidadãos indignados com a demolição da antiga sede da PIDE-DGS, para a construção de um condomínio de luxo.

Uma petição organizada pelo movimento recolheu mais de 4500 assinaturas e foi entregue em Julho último na Assembleia da República.

O movimento defende a preservação de espaços emblemáticos ligados ao Estado Novo, como os estabelecimentos prisionais de Aljube e Caxias, o forte-prisão de Peniche, a sala de plenário do Tribunal da Boa-Hora, onde foram julgados muitos antifascistas, e as sedes de Lisboa e Porto da polícia política.

Apesar desta matéria não ser da competência do Governo, Augusto Santos Silva garantiu que o Executivo acompanhará “com todo o interesse” a petição.

A primeira apreciação da petição, na comissão de Assuntos Constitucionais, acontecerá em Setembro, e o ministro admite que possa haver “uma resolução da Assembleia da República” sobre o assunto.

Edmundo Pedro, ex-preso político e membro do movimento cívico, mostrou-se bastante satisfeito com “a disponibilidade do Governo”, acrescentando que cabe agora ao grupo “continuar com o mesmo espírito”.