DIA 5 DE OUTUBRO – Protesto Cívico

imagem de 5 de Outubro de 2005Dois activistas do Movimento Cívico Não Apaguem a Memória! João Almeida e Duran Clemente foram acusados pelo Ministério Público da prática de um crime de desobediência qualificada por, no dia 5 de Outubro de 2005 terem expressado, pacifica e espontaneamente, juntamente com várias dezenas de outros cidadãos, frente à antiga sede da PIDE/DGS o seu repúdio pelo facto deste edifício de sinistra memória estar a ser transformado num condomínio de luxo, sem que uma menção adequada do sofrimento causado a tantas portuguesas e portugueses fosse acautelado.

O Movimento Cívico Não Apaguem a Memória! vem publicamente manifestar a sua mais profunda indignação por tal acusação, que não só carece de fundamento já que se trata de um protesto de um grupo de cidadãos que, ao abrigo da sua mais elementar liberdade de deslocação, exerceu o seu direito de liberdade de expressão, mas que se revela ainda estranhamente discriminatória uma vez que todos os cidadãos presentes participaram do mesmo protesto e apenas dois foram acusados.

O julgamento destes activistas está marcado para o próximo dia 11 de Dezembro, no 6º Juízo Criminal de Lisboa (antigo Tribunal da Polícia, junto ao Palácio da Justiça).

Em solidariedade para com João Almeida e Duran Clemente, o Movimento Cívico convoca um protesto no dia 5 de Outubro, às 11 horas na Rua António Maria Cardoso com desfile para o Largo do Chiado, onde decorrerá a sessão pública.