10º Plenário do Movimento Cívico Não Apaguem a Memória!

Data: 5ª feira, 1ª de Março, às 21h
Local: Associação 25 de Abril

Um ano e meio após a sua criação, o Movimento Cívico Não Apaguem a Memória! marcou presença na sociedade portuguesa, cresceu e consolidou-se.

Não foi por acaso. O Movimento veio indiscutivelmente responder a um anseio de muitas portuguesas e portugueses que se identificaram com a natureza cívica deste Movimento que, por não ser partidário, foi capaz de chamar a si activistas e apoiantes dos mais distintos quadrantes políticos conseguindo, desta forma, mobilizar inúmeras pessoas em torno de uma causa nacional.

Aos poucos o Movimento ganhou credibilidade, conseguiu criar condições favoráveis para divulgar os seus objectivos, tanto no foro parlamentar, quanto no âmbito do Governo e sobretudo na opinião pública.

Progressivamente ganhou força a ideia de um “dever de memória” que viesse dignificar e fazer justiça à coragem de tantos resistentes antifascistas.

Por isso a Petição apresentada pelo Movimento para a preservação desta memória está na ordem do dia do debate parlamentar.

Assim sendo, é importante, em termos de organização do Movimento, divulgar as finalidades e as responsabilidades dos grupos existentes – seja eles de carácter temático, geográfico ou de articulação das actividades – porque precisamos reforçar o Movimento aumentando o número de activistas.

Mas sobretudo é indispensável uma participação activa e responsável. A adesão ao Movimento supõe acordo quanto aos princípios estabelecidos na Carta e a adesão aos métodos de trabalho adequados para o alcance dos fins perseguidos.

A organização do Movimento repousa no plenário de activistas e no trabalho dos grupos acima referidos. E, conforme o âmbito e alcance das decisões, as questões são livremente discutidas, as propostas são apresentadas, debatidas e democraticamente votadas em plenário. Uma vez aprovadas por uma maioria, as deliberações do Plenário devem ser executadas.

Para abordar estes temas a Ordem de Trabalhos do 10º Plenário do Movimento Não Apaguem a Memória! é a seguinte:

1. Leitura da Acta do plenário anterior.
2. Proposta para a Organização do Movimento.
3. Participação nas Listas TODOS e INFO.
4. Próximas actividades:
4.1. Dia 8 de Março – Colóquio de homenagem ao papel da mulher na resistência.
4.2. Início de Abril – Colóquio, na Ordem dos Arquitectos, para apresentação do projecto museológico realizado pelo grupo de arquitectos, designers, engenheiros e historiadores que nos apoiam, núcleo a ser criado no edifício ex-sede da PIDE/DGS, em Lisboa.
4.3.Dia 25 de Abril – participação no desfile, seguido de concentração na António Maria Cardoso, para não dar trégua à nossa luta pela memória do sofrimento de tantos portugueses na sinistra ex-sede da PIDE/DGS, em Lisboa.
4.4. Campanha para novas adesões ao Movimento.
5. Informações (balanço das actividades desenvolvidas, em especial sobre o Festival “Canto Livre” e sobre os Grupos de Trabalho).
6. Data do próximo Plenário.

Contamos contigo na quinta-feira, 1ª de Março, na Associação 25 de Abril, às 21 horas.

Rua da Misericórdia, 95
Lisboa (no Chiado)