INFORMAÇÃO aos associados e amigos do NAM

Cartaz da iniciativa em Aveiro1. Informamos que suspendemos temporariamente as tertúlias e outras iniciativas que vínhamos realizando mensalmente, para podermos dar seguimento a duas iniciativas de grande vulto, que vêm mobilizando toda a disponibilidade da direcção e de alguns voluntários, amigos do NAM.

2. A primeira destas iniciativas tem lugar no próximo dia 7 de Dezembro, em Aveiro. Trata-se da comemoração do 40o aniversário do III Congresso da Oposição Democrática.

2.1. É a Universidade de Aveiro que nos acolhe nesta celebração, de que destacamos debates em 3 painéis:

1. painel conta com a participação e o testemunho dos seguintes democratas da Comissão Nacional do 3o Congresso (1973):

Neto Brandão
Flávio Sardo
José Manuel Tengarrinha
Vítor Dias
Pedro Coelho

2. painel com a intervenção dos historiadores:

Luísa Tiago de Oliveira
Fernando Rosas
Pacheco Pereira

3. painel terá a intervenção de cinco políticos da actualidade (nomes ainda não confirmados na totalidade)

2.2. A sessão de abertura tem início pela 9.45 e o 1o painel pelas 10.30. Pelas 13.00 haverá um almoço de convívio, a que se seguem os outros dois debates.

2.3. Estará à disposição, na Universidade, uma mostra de fotografias e documentos respeitantes ao 3o COD, organizada pelo CD25Abril; e, também, uma exposição da Revista Seara Nova.

2.3. Esta é uma parceria do Movimento Não Apaguem a Memória (NAM) com as seguintes oito entidades: Centro de Documentação 25 de Abril/ Centro de Estudos de História Contemporânea do ISCTE /Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da UC/Centro de Estudos Sociais da UC/Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da UA/Instituto de História Contemporânea da FCSH da UNL/Seara Nova/SPGL.

2.4. A sala onde decorrem os debates tem a lotação de cerca de 250 pessoas, pelo que aconselhamos a inscrição antecipada para o endereço:

moc.liamgnull@3791ossergnoc

2.5. Asseguraremos transporte, a partir de Lisboa, em autocarros (ida e volta), desde que seja feita a inscrição para o Sindicato dos Professores (SPGL).

3. A segunda iniciativa a que metemos ombros é uma Homenagem aos Advogados dos presos políticos nos Tribunais Plenários.

3.1. Tem lugar na Sala do Senado da Assembleia da República, no dia 28 de Janeiro de 2014.

3.2 Conta com a colaboração da AR (Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias) e com o apoio da Ordem dos Advogados.

3.3. Após a sessão de homenagem procederemos ao descerrar de uma placa alusiva.

Em breve, daremos aqui informações detalhadas dos respectivos programas. Entretanto, aconselhamos a visita aos grupos do facebook “Amigos do NAM” e “Fascismo nunca mais!”.

25/10/ 2013
A Direccção

0 Responses to “INFORMAÇÃO aos associados e amigos do NAM”


Comments are currently closed.



Associação Movimento Cívico Não Apaguem a Memória! | Rua do Sol ao Rato, 37, 3 D | 1250-261 Lisboa |